Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A historia não contada da Casa do Artesão

                                   O quase Elefante Branco de Serrinha da Prata

   


A história começa quando em 1985, nosso Saudoso Vereador João Martins (que naquele ano ainda não era vereador) chega com o superintendente do ProRural (Programa Estadual de apoio ao pequeno produtor rural), Romário Dias. A princípio o projeto era fazer uma casa de farinha, mas recentemente naquela época, Fidelis Francisco já havia construído a sua casa de farinha, com isso eles para não atrapalhar, mudaram o foco, sabendo que existia uma produção artesanal (arremedos, apitos, pios), resolvem construír uma marcenaria com o nome de Casa do Artesão.

E assim começaram a construir, mas havia um problema a água não chegava no ponto de construção ( havia uma caixa d'água construída por Ubirajara Barbosa prefeito anos atrás, mas ela não conseguia abaster a Serrinha inteira) com isso o ProRural construíu uma outra caixa d'água.
caixa 35 mil litros construída no terreno de Manuel Luiz Honório pelo Polo Nordeste (ProRural)

Caixa construída no mandato de Ubirajara Barbosa

Sendo assim a água chegou nessa região da Serrinha da Prata, e o trabalho começou. Finalizado o projeto da Casa do Artesão, que contava com todas as ferramentas necessárias para se trabalhar com madeira, e equipada com Banheiros. Os responsáveis do ProRural entregaram a chave ao representante dos 12 associados da cooperativa que ali nascia, com um aviso " esperamos que essa construção não vire um Elefante Branco".

O tempo passou e Infelizmente a casa do Artesão foi se definhando ao longo de 33 anos,  muitos associados foram embora, outros entraram, e a desorganização tomou de conta, e o medo do ProRural de que virasse um elefante branco quase se concretizou se não fosse por causa de  algumas pessoas que fabricam apitos, por causa da falta dos equipamentos Originais ( que ninguém sabe aonde abita) compraram um motor e uma Furadeira  para realizarem suas atividades lá, hoje em dia.

Infelizmente a Casa do Artesão (serraria) não é mais nem a sombra do que foi um dia. Abaixo 👇 fotos do que se tornou a Serraria de Serrinha da Prata.













Sabemos que esse Projeto feito pelo ProRural foi de grande importância para nossa comunidade contribuído muito com quem ganha seu pão com artesanato. Por isso mesmo é triste ver essa construção dessa forma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os cometários são bem-vindos desde que não sejam ofensivos.
Todos os comentários com ofensas serão excluídos!

Serrinha da Prata vira cenário de filme!

No dia 2 de março veio até o nosso povoado Serrinha da Prata-Saloá-PE, uma equipe da Produtora Aruwaté Filmes (SP), com produção da Alexandr...