Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Serra do Tabuleiro Um Grande Potencial Turistico

                                                   

                     Maciço do Tabuleiro 



    Tabuleiro ou Serra da prata é um agrupamento de colinas localizada no agreste meridional de Pernambuco, mais precisamente entre os municípios de Saloá e Iati. O ponto culminante dessa formação geográfica tem 1085 m de Altitude, segundo as Cartas Topográficas do Exército Brasileiro, sendo considerado o local mais alto da Microrregião de Garanhuns, é um dos mais alto do Planalto da Borborema.


visão do maciço e do Povoado Serrinha da Prata
                            

      O Bioma da Serra do Tabuleiro 


      O bioma predominante nessa região,  por ser uma região de transição entre agreste e sertão é a Caatinga (Mata Branca), mas nas áreas mais altas existem resquícios de Mata Atlântica por ser uma área de brejo de altitude.

 A fauna da região é compostas de varias espécies de aves como Inhambu, Codorna, Codorniz, Juruti, Perdiz e aves de rapina como gavião-peneira, Carcará e o Gavião-ripina. Existem também no grupo dos mamíferos, as raposas, gatos mourisco, gatos do Mato,Jaguatirica entre outros... 


A flora é diversificada com presença de vegetação de caatinga e resquícios de mata atlântica, espécies como o Angico Vermelho, Jurema, Barriguda, Braúna, Ouricuri, Macaúba, Imbaúba, Tamboril, Facheiro, Cacto pé de mamão, entre outras espécies.

Arvore de grande porte nas matas do Tabuleiro
                                                 
Ouricuri (Palmeira)


Cacto pé de mamão

Nascentes em meio a grota  
Angico Vermelho 




    Potencial turístico da região 


      Por ser uma área de Brejo de altitude, com mescla de vegetação de Caatinga e Mata Atlântica, essa localidade tem um potencial na questão do ecoturismo com trilhas ecológicas. Existem varias trilhas com 6 a 7 km de caminhada, e com elas podemos ver varias quedas d'água e Cachoeiras e também lugares para montar acampamentos, e no ponto mais alto uma visão panorâmica Sensacional do relevo do Planalto da Borborema.









Torres da operadora Vivo e de provedores de internet no cume da Montanha


Cachoeira da Serra do Frio




Fontes:   











3 comentários:

Todos os cometários são bem-vindos desde que não sejam ofensivos.
Todos os comentários com ofensas serão excluídos!

Serrinha da Prata vira cenário de filme!

No dia 2 de março veio até o nosso povoado Serrinha da Prata-Saloá-PE, uma equipe da Produtora Aruwaté Filmes (SP), com produção da Alexandr...