Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A história das capelas e Monumentos de Serrinha da prata

     Umas das características do Povoado Serrinha da Prata são as construções religiosas, são capelas encontradas nas ruas do povoado, em cada rua tem uma capela com sua representação que diferencia uma das outras.

Capela de São Sebastião 

      Construída sobre a antiga capela de taipa de Montserrat em    1923, ela é a principal igreja do povoado tendo São Sebastião como padroeiro.




Capela do Corpo Santo


Capela do Corpo Santo

   A capela do Corpo Santo foi construída em 1988, com finalidade de receber a prossisão do encerro, e completar os rituais da semana santa. Seu estilo remonta o período colonial com uma única torre,   no frontispício temos a arte irá e bera em detalhes entrelaçadas usadas no período colonial nas casas e igrejas que representavam riqueza. As cores branco e cromo colonial e as portas verdes colonial também obedecem o estilo. 


 Capela de Nossa Senhora dos anjos






   Capela Santa Quitéria.      

                                                                                                                 


A capela é uma reconstrução de uma igrejinha que existia construída pela a família de Irineu. Muitas pessoas pagam suas promessas nela. Ha muitas representações de membros humanos dentro da capela. É uma prática em quê a pessoa faz a promessa por causa de alguma doença, e quando é curada, essa  pessoa faz uma representação da parte do corpo afetada, que foi curada. Essa capela é uma das que vão ser restauradas por Frei Bosco. 


Capela são Francisco das Chagas.                                       

                      
                     

Construída em 2001 para sediar  a Ordem Terceira de São Francisco que acabará de ser fundada nas Áreas ( rua da Serrinha da Prata). A Ordem Terceira tem sua organização Mundial fundada por São Francisco, assim como a dos Frades. A construção tem seu estilo Italiano trás no seu Frontispício os Santos e a Cruz de Cristo Que é o escudo da Ordem Franciscana. 


NICHO DO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS

Sequidão no século XX, exemplo de construção colonial, tendo a cruz e o anjo do frontispício em pedra calcária sobre encomenda por um artista de Olinda, e inaugurada no dia 27 de março de 1997.

Essa capela abriga duas estatuas de Jesus e Maria que eram usadas na semana santa. E também é usado como ponto de parada dos enterros que acontecem na serrinha da prata, antes de levarem para o cemitério.



Eremitério Nossa Senhora dos Anjos 


     Inaugurado no dia 2 de agosto de 2000, com a chegada de três frades com a presença na celebração de frades de toda a província de NS da Penha no nordeste do Brasil. E religiosos e religiosas de varias ordens alem de amigos de recife, Maceió, João Pessoa e Natal etc...


      Neste mesmo ano em um congresso internacional para toda a ordem dos Capuchinhos em Roma. Os provinciaiso8 tema de sua província. O provincial Frei Vieira expor fotos do Eremitério que logo correu o mundo, e foi tema de uma revista famosa (Analéta). A partir dai entramos no cenário mundial. E no mesmo ano no cenário nacional com o registro no Anuário católico do Brasil.

Foto de 2000

Foto de 2000



Foto de 2000

Um dos Oratório do Eremitério 

Santuário de NS de Montserrat

  E em 2015 foi construído um monumento no alto de uma colina, em homenagem á nossa senhora de Montserrat. Segundo Jean Dantas (pedreiro da obra) Frei Bosco (idealizador da obra) estava em um belo dia na praça de repente ele teve uma visão em que o Santuário de Sra de Montserrat, teria que ser construído em Serrinha da Prata, e assim foi construído, e em 30 de outubro de 2015 foi inaugurado. Desde então o turismo religioso aumentou em Serrinha da Prata e chamou a atenção dá TV Asa Branca e da Globo Nordeste que fizeram reportagens sobre o assunto. 

          A devoção a nossa Senhora de Montserrat é antiga, desde de 1911 em Serrinha da Prata. Essa Fé ficou mais intensa quando em 1911 ouve uma epidemia no povoado causando a morte de vários habitantes, com isso os sobreviventes fizeram uma promessa a Nossa Sra de Montserrat para acabar com a peste. Com a promessa realizada a peste foi extinta.

SANTUÁRIO MONTSERRAT 2015 ESTILO ESPANHOL
SANTUÁRIO MONTSERRAT 2015 ESTILO ESPANHOL.


Fonte: Frei Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os cometários são bem-vindos desde que não sejam ofensivos.
Todos os comentários com ofensas serão excluídos!

Serrinha da Prata vira cenário de filme!

No dia 2 de março veio até o nosso povoado Serrinha da Prata-Saloá-PE, uma equipe da Produtora Aruwaté Filmes (SP), com produção da Alexandr...