Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O resgate histórico feito por Frei Bosco


                                  O RETORNO DA FÉ EM MONTSERRAT                               


      Em 1971 Frei Bosco despertou seu interesse na historia da origem da sua terra natal chamada Serrinha, ao longo de muitos anos ele pesquisou, e divulgou seu estudo em 2009 com a inauguração do Museu Histórico Mestre Vicente. Mas foi em 2011, na ocasião do centenário foi feito por ele um grande resgate, da primeira devoção que deu origem ao Povoado Serrinha da Prata.


OS PRIMEIROS HABITANTES 

     Cafundú ou cafundó é um vale entre montanhas onde os primeiros habitantes, que depois deram origem ao povoado Serrinha viveram, fica localizado a 1,5 km do povoado é uma região de brejo de altitude que faz parte do planalto da Borborema. Em 1911 houve uma epidemia de uma doença desconhecida que muitas pessoas morreram, com isso eles desciam para enterrar os mortos daquela enfermidade, que eles imaginavam que seria contagiosa, portanto eles sepultavam longe da região onde moravam. As pessoas que moravam no Cafundó tinham uma devoção na Virgem de Montserrat, fé está de origem espanhola, existia um ícone em uma quadro que eles veneravam em um oratório, foi diante dessa imagem que os poucos habitantes fizeram uma promessa a Montserrat,  para que acabasse com essa epidemia. E assim foi realizada a promessa, e por um milagre a peste desapareceu, e com isso foi erguida uma igrejinha de taipa em honra a Nossa Senhora de Montserrat ao lado dos corpos sepultados das vítimas. Foi esse acontecimento que deu origem ao Povoado Serrinha, que anos mais tarde foi chamado de Serrinha da Prata por questões geopolíticas. As pessoas que viviam no cafundó acabaram descendo e fizeram suas casas próximas a capela de Montserrat, sendo assim se tornou um vilarejo.
POVOADO SERRINHA DA PRATA FOTO: 1999
CAFUNDÓ, OU PARA OS NATIVOS "CAFUNDÚ"



O MUSEU E O RESGATE HISTÓRICO 

    Frei Bosco - Acredito que tudo se deu por minha persistência desde criança e o convívio com  Mestre Vicente, dele aprendi muito sobre a devoção a Santa de Montserrat, com isso essa história me encantou e sempre me deixou inquieto.
    Com o passar dos anos procurei informações com os mais antigos, como tia Liquinha e tio José Inácio entre outros... porem algo não estava certo, na informação que eles me passaram, o ano da grande epidemia foi 1917, mas depois de muitas pesquisas, restou um segredo que eu não dava conta, era a pedra D'ara usada no ritual tridentino e passado neste período, a pedra foi guardada em um móvel na sacristia ainda lacrada com tecido em linho, então eu tirei o lacre e encontrei um documento escrito Por Dom Luis de Olinda destinado a antiga construção de Montserrat e o ano escrito, 1911. Tive a prova mais concreta de décadas de procura, para mim foi como ter encontrado um tesouro.


  O museu Mestre vicente foi construído e inaugurado em 2009 por Frei João Bosco, para guardar a história e a cultura do povoado Serrinha da Prata, desde então é muito visitado por turistas de varias localidades do país até fora dele. 

FOTO DA INAUGURAÇÃO DO MUSEU MESTRE VICENTE 



 
                                                                 

                     O Reconhecimento



      Em baixo do Ícone de Montserrat existe um documento de 108 anos atrás de 1911, enviado pelo Arcebispo Dom Luís Raimundo da Silva Brito de Olinda, reconhecendo o Milagre da Virgem de Montserrat em Serrinha da Prata, Junto com o documento veio uma pedra de Mármore chamada de pedra D'ara. Que hoje está no centro do altar da atual Capela de São sebastião.


Pedra D'ara 

ÍCONE DE MONTSERRAT ONDE FOI REALIZADO A PROMESSA EM 1911

     Neste mesmo ano foi realizado uma escavação arqueológica na capela de São Sebastião, para encontrar as ruínas da antiga capela de Montserrat, construída em 1911, que foi demolida em 1923 para a construção da atual.  

Janela arqueológica

     Na escavação foi encontrado o massapê da antiga construção de taipa, e também tijolos do inicio da obra da capela de São Sebastião que foi levantada sobre a igrejinha de Montserrat. E também neste mesmo de 2011 ano, foi feito um monumento em homenagem ao centenário da devoção da virgem de Montserrat na comunidade. Abaixo vemos um mosaico com imagens que conta um pouco da historia que marcou o povoado em 1911.







Fonte: Frei João Bosco 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os cometários são bem-vindos desde que não sejam ofensivos.
Todos os comentários com ofensas serão excluídos!

Serrinha da Prata vira cenário de filme!

No dia 2 de março veio até o nosso povoado Serrinha da Prata-Saloá-PE, uma equipe da Produtora Aruwaté Filmes (SP), com produção da Alexandr...