Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Arremedo! A Principal Arte da Serrinha da Prata!

      O nosso Povoado é com toda certeza um lugar recheado de artes de todos os tipos. Temos desde artes manuais até de confecção com o uso de maquinário elétrico. Temos também diversas expressões culturais como pessoas que cantam, que tocam algum instrumento, grupos que apresentam cânticos sacros com dança, arte com biscuí, crochê, tricô, bordado, reciclagem, diversas manicures que embelezam as mãos das mulheres, cabeleireiros e etc.
     
     Mas gostaria de chamar a atenção para uma em particular, por ser a mais utilizada, tendo em vista sua importância na manutenção de muitas famílias do nosso Povoado, que é o ARREMEDO.

     O Arremedo já faz parte da vida da Serrinha desde os anos 1920/1930, e chegou aqui por meio de Amâncio Alves de Oliveira. Conta-se que ele viu o primeiro numa feira e logo que viu já enxergou uma possibilidade de uma nova fonte de renda para ajudar a manter a família. Foi assim que quando chegou em casa com o auxílio dos filhos e sobretudo do mais velho, Manoel (Mané Amâncio), começaram a pensar num meio de reproduzir aquele achado.

     O Arremedo é feito do miolo da umburana, madeira típica do semi-árido nordestino e que por sinal era abundante aqui, (e que infelizmente não é mais sendo preciso buscar no alto sertão do Pernambuco e que chega aqui com um elevado preço), mas que não desestimula nossa produção por conta de ser uma das poucas fonte de renda daqui.

     Há algum tempo tivemos algumas dificuldades com o IBAMA, por dois motivos: primeiro; na origem do Arremedo tem uma ave de nome Inhambu, que era alvo dos caçadores da região, e o Arremedo reproduzia o som dessa ave e era usado antigamente para a caça. Hoje é pouco provável isso acontecer por que os Arremedos que são confeccionados não conseguem mais reproduzir com clareza o som desta ave, o que torna impossível a utilização para esse fim. O uso do Arremedo hoje em dia é, para folias, torcidas de futebol e brinquedo para as crianças e etc., segundo; ouve também a alegação do IBAMA que a extração da madeira causava impacto na natureza, por conta do desmatamento, o que não era um fato real, porque na confecção do Arremedo, é utilizado o miolo da umburana e esta para servir de matéria prima precisa está morta a pelo menos uns cem anos porque, ela leva muito tempo pra secar o miolo, logo não tem como utilizar essa madeira recém tirada da natureza. Por esse motivo vulgarizaram o nome original de ARREMEDO, para apito, coisa que acho uma desvalorização para a essa arte quase centenária. Mas graças a Deus tudo se resolveu depois de uma reportagem que a filial da Rede Globo realizou e ficou esclarecido a finalidade e a importância cultural do Arremedo em nossa região para a manutenção de muitas famílias que tem no mesmo, sua única fonte de renda .

     Confeccionamos diversos formatos, diversos sons e cada um com sua maneira de utilização. Uns de sopro oral e um tipo curioso que necessita da boca e do nariz para reproduzir o som.   

     Para finalizar esta Postagem, deixo aqui registrado que em breve postarei uma página destinada somente ao Arremedo e vou pedir para ele mesmo contar sua chegada, sua importância e sua permanência aqui conosco!.
     

                          



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os cometários são bem-vindos desde que não sejam ofensivos.
Todos os comentários com ofensas serão excluídos!

Serrinha da Prata vira cenário de filme!

No dia 2 de março veio até o nosso povoado Serrinha da Prata-Saloá-PE, uma equipe da Produtora Aruwaté Filmes (SP), com produção da Alexandr...